Senac lança projeto “Primórdios da Cozinha Mineira” no Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes

Projeto de pesquisa resgata os hábitos, técnicas e produtos alimentares dos primeiros habitantes de Minas Gerais. Leia mais...

COMER+BEBER

 

Senac lança projeto “Primórdios da Cozinha  Mineira” no Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes

O 5º Fórum Senac – Gastronomia e Cultura traz novidades para o 19º Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes (MG), que acontece de 26 de agosto a 04 de setembro. O evento registrará o lançamento do projeto “Primórdios da Cozinha Mineira” e a apresentação da Cápsula dos Sentidos. As atividades serão abertas ao público e gratuitas, assim como as palestras e oficinas interativas que ocorrem durante os finais de semana na Pousada Senac Tiradentes, no Espaço Aulas Senac e Espaço Interativo Senac, os dois últimos no Largo das Forras.

O projeto “Primórdios da Cozinha Mineira” tem como objetivo mapear, resgatar e preservar os hábitos, técnicas e produtos alimentares dos primeiros habitantes de Minas Gerais. Trata-se de uma atividade de extensão, com os alunos do curso de graduação tecnológica em Gastronomia do Senac, que realizaram pesquisas nas regiões das Serras da Piedade até o Caraça. Diversos produtos foram identificados, dentre eles o arroz vermelho agulhinha; farinha de batata doce; farinha de inhame; 65 tipos de verduras e temperos antigos; 18 tipos de frutas da Mata Atlântica; fermentados e vinhos e queijos especiais. 

A coordenadora geral do projeto e especialista em pesquisas gastronômicas do Senac em Minas, Vani Pedrosa, destaca a importância histórico-cultural do projeto. “Estamos resgatando a história da gastronomia mineira, que tem origens variadas, e proporcionando aos nossos alunos a oportunidade de aprimoramento de competências inerentes à investigação de campo, trabalho em rede e desenvolvimento social e empresarial sustentável na cadeia gastronômica”, completa. O resultado desse trabalho será compartilhado no sábado, 27/8, às 10h, no Espaço Aulas Senac, no Lago das Forras.

 

Cápsula dos Sentidos

                                                            

Na sequência, será aberta a Cápsula dos Sentidos, que promete explorar os cinco sentidos dos participantes (tato, olfato, audição, paladar e visão), a partir de experiências com os produtos encontrados nos Primórdios da Cozinha Mineira. Os visitantes serão auxiliados por alunos do Senac nesta viagem sensorial. A Cápsula funcionará nos fins de semana, ao lado do Espaço Aulas Senac.

Outra novidade é que o Restaurante da Pousada Senac Tiradentes, espaço tradicional de atividades do festival durante o dia, ficará aberto ao público para jantares temáticos, nos dias 26 e 27/8, 3 e 4/9. O cardápio - montado exclusivamente para o evento pelos chefs do Senac, renomados chefs que se formaram na instituição e estudantes em curso - mescla a culinária mineira com referências da Amazônia, França e Nordeste. O restaurante fica na Rua São Francisco de Paula, 164 – Cascalho. As reservas podem ser feitas pelos telefones (31) 98478-5934 e (11) 98948-7838.

Durante a semana (29/08 a 02/09), o restaurante da Pousada Senac se transforma em sala de aula. Serão oferecidos, também gratuitamente, cursos e workshops para empresários e profissionais que atuam na área. Temas como boas práticas na manipulação de alimentos, marketing pessoal para garçons e atendentes, elaboração de cardápios e harmonização de cervejas, entre outros, serão abordados por orientadores do Senac de Belo Horizonte, Tiradentes e Barbacena.

 

Programação educacional e gastronômica

 

Além das novidades, o Senac manterá as demais atividades educacionais e gastronômicas no evento. Simultaneamente, há palestras na Pousada Senac (14 palestras com capacidade para 50 pessoas, cada uma), e no Espaço Aulas Senac (14 palestras com capacidade para 40 lugares, cada). Já o Espaço Interativo, no Lago das Forras, onde os chefs ensinam os participantes a preparar um prato, tem capacidade para 16 interessados. As inscrições para todas as atividades são gratuitas e devem ser realizadas no próprio espaço, por ordem de chegada. Este ano, chefs do Senac e instrutores da instituição, como Luciano Avelar, Ronie Peterson, Mauro de Paula e Beto Haddad, irão participar dos espaços Cozinha ao Vivo.

O diretor regional do Senac, Luciano de Assis Fagundes, explica que o Senac em Minas participa há várias edições como apoiador educacional do festival. “A proposta do Festival de Gastronomia é transformar Tiradentes em um espaço para intercâmbio de culturas, sabores e técnica. E o Senac contribui com esse projeto por meio da expertise de seus profissionais, que compartilham experiências com o público interessado, e de toda a estrutura que oferecemos.”

Já o chef executivo do Hotel Senac Grogotó, Ronie Peterson, explica que o evento também proporciona aos estudantes do Senac a vivência do universo gastronômico ao lado de chefs renomados. “O Festival reúne nomes importantes da gastronomia mundial e recebe um público de 40 mil pessoas. Então é uma oportunidade única desses profissionais em formação mostrarem habilidade e conhecimento em um festival conhecido internacionalmente”, observa, lembrando que, em todas as atividades, pelo menos um aluno do Senac dará suporte ao chef convidado.

 

Cartões postais e selfies

         

E para quem quer compartilhar as experiências vividas no Festival, o descubraminas.com, portal mantido pelo Senac e especializado em cultura e turismo mineiro, promoverá duas ações. Em um estande no Largo dos Chefs (rodoviária), os visitantes poderão escolher cartões-postais de Minas e mandá-los gratuitamente para qualquer parte do mundo e também tirar selfies em um ambiente que reproduz as tradicionais cozinhas mineiras.

 

 

 

ESPAÇOS SENAC

 

* POUSADA SENAC TIRADENTES (Rua São Francisco de Paula, 164 - Bairro Cascalho): aulas demonstrativas e palestras ministradas pelos chefs convidados do evento. Nesta edição, a pousada também abrirá as portas para os chefs prepararem jantares para o público durante o fim de semana. Entre os dias 29/08 e 04/09, o local funcionará como sala de aula para cursos e workshops.

 

* ESPAÇO INTERATIVO SENAC (Lago das Forras): aulas práticas sob a orientação dos mais renomados chefs brasileiros.

 

* ESPAÇO AULAS SENAC (Largo das Forras): chefs e profissionais da gastronomia vão ministrar aulas teóricas gratuitas e também demonstrar preparos e degustações de pratos típicos, falando sobre as riquezas gastronômicas de várias regiões do país.

 

 

PROGRAMAÇÃO CONDUZIDA PELOS PROFISSIONAIS DO SENAC

 

*ESPAÇO AULAS SENAC: 40 vagas

 

27/8, sábado, das 10h às 11h15: Lançamento do projeto “Primórdios da Cozinha Mineira” com a especialista em Pesquisas Gastronômicas do Senac em Minas, Vani Maria Pedrosa

 

04/09, domingo, das 10h às 11h15: “Primórdios da Cozinha Mineira” com a especialista em Pesquisas Gastronômicas do Senac em Minas, Vani Maria Pedrosa

 

 

* ESPAÇO INTERATIVO SENAC: 16 vagas

 

28/8, domingo, das 11h às 13h – “O Porco”, com Marcus Monteiro, professor da graduação tecnológica em Gastronomia da Faculdade Senac

 

03/9, domingo, das 10h às 12h – “Sabores de Minas”, com Laudinei Tadeu do Carmo, instrutor do Senac

 

 

* COZINHA AO VIVO – TERRA DE MINAS:

 

26/8, sexta-feira, às 19h – Moqueca de Banana - Luciano Avellar,

chef executivo do Restaurante Escola do Senac em Belo Horizonte

 

28/8, domingo, às 14h – Arroz Cremoso de Fazenda com Mauro de Paula, chef executivo do Hotel Senac Grogotó

 

03/9, sábado, às 11h – Os Primórdios da Cozinha Mineira na gastronomia atual: Sorvete instantâneo de queijo curado por fungos de caverna com calda de hidromel,  com Ronie Peterson, chef executivo do Hotel Senac Grogotó

 

 

* COZINHA AO VIVO – COSTELÃO:

 

03/09, sábado, às 16h – Churrasco peruano, com Beto Haddad, professor do curso de graduação tecnológica em gastronomia do Senac

04/09, domingo, às 14h - Churrasco peruano, com Beto Haddad, professor do curso de graduação tecnológica em gastronomia do Senac

 

 

PROGRAMAÇÃO CONDUZIDA PELOS EX-ALUNOS DO SENAC

 

* POUSADA ESCOLA SENAC: 50 vagas

 

27/8, sábado, das 15h30 às 16h15 - Amazônia Mineira - Allan Renato, ex-aluno do Senac em Minas e chef proprietário da empresa Rio Mar Restaurante (Belém - PA)

 

03/9, sábado, das 10h às 10h45 - “Minas na França - De volta às origens”, com Wagner Resende, ex-aluno do Senac em Minas e chef do Parigi Bistrô do Grupo Fasano (São Paulo - SP)

 

  COZINHA AO VIVO – LARGO DAS FORRAS:

 

27/08, sábado, 11h – Frango com ora-pro-nóbis chique – Luiz César Costa, ex-aluno do Senac em Minas, é chef do Luth Bistrô (Tiradentes)

 

27/08, sábado, 14h – Farofa de banana com ragu de pernil – João Lombardo, formado pelo Senac em Barbacena (Hotel Grogotó) e chef do restaurante Ora Pro Nóbis (Tiradentes)

 

03/09, sábado, 11h – Risoto mineiro – Juliana Ferreira, formada em gastronomia pelo Senac em Minas e chef do restaurante Gourmeco (Tiradentes)

 

03/09, sábado, 14h – Doce no tacho – Iara Rodrigues, formada em gastronomia pelo Senac e proprietária do armazém e café Quitand’arte (Belo Horizonte)

 

 

Serviço:

5º Fórum Senac – Gastronomia e Cultura no 18º Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes

Atividades: aulas, cursos, palestras e degustações. Inscrições gratuitas, no próprio espaço, por ordem de chegada.

Data: 26/08 a 04/9

Horários: variados

Local: Tiradentes / MG

 

Informações: www.mg.senac.br ou 0800 724 44 40


 

Rede Comunicação de Resultado - Flávia Rios
Roberta Araujo/ Carolina Bernardes

 

 

Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link http://www.barbacenamais.com.br ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do BarbacenaMais estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do BarbacenaMais (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o BarbacenaMais faz na qualidade de seu trabalho


Imprimir  

 







entre em contato pelo whatsapp